JOGOS EMPRESARIAIS
Ace - Administração

JOGOS EMPRESARIAIS 

 

Objetivo Geral

Explicar as diferenças entre jogos vivenciais e jogos de empresas.

Compreender o debate do desenvolvimento de equipes a partir de grupos e a importância do seu fortalecimento para a solidez dos relacionamentos interpessoais para o êxito na gestão de pessoas, por meio da aplicação de jogos vivenciais.

Identificar as atividades chave da tomada de decisão gerencial por meio do exercício na gestão de uma empresa simulada.


 Público Alvo

Alunos da Administração

 

Número máximo de vagas

30 vagas

 

Oferta mínima: 25 alunos

 

Carga horária

36 horas
 

Período

Início: 07 de janeiro de 2019
Término: 11 de  janeiro de 2019
 

Horário das aulas

Noturno: 19:15 ás 22:50hs

Valor: 2 créditos financeiros

 

OBS: alunos PROUNI com carga horária de ACE já cumprida, verificar o procedimento para matricula junto a secretaria geral da sede.

Para efetivar sua matrícula encaminhe-se à secretaria da FISMA entre os dias 20/12/2018 até 21/12/2018 e 02/12/2019 até 03/12/2018

Sede: Rua José do Patrocínio, nº 26, Santa Maria - RS
Horário: da 08:00 às 11:30 e das 16:00 às 20:00 hrs
 

Telefone: 3025 9725 

Unidade 1 – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS JOGOS.

1.1  - Definir jogos vivenciais e descrever suas principais áreas de aplicação.

1.2  – Conceituação de grupo, equipe.

1.3 - Conceituação e descrição de facilitador de jogos vivenciais.


Unidade 2 – FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES.

2.1  - Formação de grupos.

2.2  – Influência da cultura e do clima organizacional.

2.3 - Transformação de grupos em equipes.

2.4 - Competição e cooperação.

2.5 - Estágios do desenvolvimento de equipes.

2.6 - Tipos de equipes.

2.7 - Dificuldades enfrentadas nas equipes.

2.8 - Características de equipes eficazes.


Unidade 3 – FORMAÇÃO DE LÍDERES.

3.1  - Aspectos conceituais de liderança.

3.2  – Diferentes abordagens de liderança.

3.3 - Competências e desenvolvimento da liderança.

3.4 - O papel do facilitador de jogos vivenciais.

3.5 - Aplicação de jogos vivenciais.


Unidade 4 – DINÂMICA DE GRUPO NAS INSTITUIÇÕES

4.1  - Tipos de jogos e aplicações.

4.2  – Ciclo de aprendizagem vivencial.

4.3 - Conflitos e dificuldades para aplicação de jogos vivenciais.

4.4 - Aplicação de jogos vivenciais.


Unidade 5 – INTRODUÇÃO A JOGOS DE EMPRESAS.

5.1  - Elementos conceituais.

5.2  – Jogos e suas características.

5.3 - Importância e utilização.

5.4 - Estudos realizados.


Unidade 6 – SIMULAÇÃO EMPRESARIAL.

6.1  - Simulação do jogo de empresas no macro ambiente.

6.2  – Tomada de decisão.

6.3 - Interpretação e análise dos resultados da simulação.

6.4 - Simulação empresarial.