DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE PSICOSE E AUTISMO INFANTIS: UMA LEITURA PSICANALÍTICA
ACE - PSICOLOGIA

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE PSICOSE E AUTISMO INFANTIS: UMA LEITURA PSICANALÍTICA

 

Objetivo Geral

Desenvolver a noção de diagnóstico diferencial na infância;

Conhecer os conceitos de psicose e autismo infantis, a partir da psicanálise;

Identificar aspectos constitucionais que auxiliem na diferenciação diagnóstica autismo / psicose.
 

Público Alvo

Alunos de Psicologia
 

Número máximo de vagas

25 vagas

 Oferta mínima: 20 alunos

 

Carga horária

20 horas
 

Período

Início: 07 de janeiro de 2019
Término: 11 de  janeiro de 2019
 

Horário das aulas

Manhã: 08:15hs às 09:55hs e das 10:10hs às 11:50hs
 

Valor: 1 crédito financeiro

 

OBS: alunos PROUNI com carga horária de ACE já cumprida, verificar o procedimento para matricula junto a secretaria geral da sede.


Para efetivar sua matrícula encaminhe-se à secretaria da FISMA entre os dias 20/12/2018 até 21/12/2018 e 02/01/2019 até 03/01/2019.

Sede: Rua José do Patrocínio, nº 26, Santa Maria - RS

Horário: da 08:00 às 11:30 e das 16:00 às 20:00 hrs

 

Telefone: 3025 9725 

Unidade 1 – A QUESTÃO DO DIAGNÓSTICO NA INFÂNCIA

1.1  – As “estruturas não – decididas” da infância

1.2  – Modificações na atuas nosografia psiquiátrica

1.3  – Os efeitos das modificações na nosografia psiquiátrica: “epidemia de autismo” e indiferenciação diagnóstica;

 

Unidade 2 – A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E O SOFRIMENTO INFANTIL PRECOCE

2.1 – Aspectos constitucionais: alienação e separação; constituição do eu e da imagem

2.2 – Sinais e sintomas indicativos de risco à constituição psíquica

2.3- Autismo Infantil Precoce

2.4 – Psicose Infantil

 

Unidade 3 – CLÍNICA INFANTIL E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

3.1 – A importância do trabalho com os pais

3.2 – O brincar e a transferência como meios para estabelecer a diferenciação diagnóstica

3.3 – A direção do tratamento no Autismo e na Psicose infantis