TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Ambiente e Saúde

Objetivo do Curso:

  • Formar profissionais preparados para atuarem no processo de promoção, proteção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde da comunidade, em conjunto com as equipes de saúde e capazes de contextualizar os conhecimentos adquiridos no Curso;
  • Executar tratamento especificamente prescrito, ou de rotina, além de outras atividades inerentes à Enfermagem;
  • Efetuar o controle de pacientes e de comunicantes em doenças transmissíveis;
  • Desenvolver habilidades e competências que permitam ao profissional ter a dimensão ético-política das atividades inerentes a sua área de atuação;
  • Criar situações de aprendizagem que possibilitem a reflexão continua e a liberdade crítica do pensamento e da ação.

 

Requisitos de Acesso:

  • Ter idade mínima de dezesseis (16) anos; 
  • Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. 

 

Perfil Profissional:

  • O técnico em enfermagem é o profissional que participa de ações de promoção, proteção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde. O egresso do Curso terá conhecimentos teóricos e práticos para efetuar procedimentos e técnicas de enfermagem da assistência mínima ou autocuidado, intermediária, semiintensiva, intensiva, e será capaz de realizar procedimentos e técnicas de enfermagem em setores primários, secundários e terciários. 
  • As ações das subáreas são delimitadas pela Lei 7498/86 no que diz respeito ao exercício profissional, onde compreende os diferentes níveis profissionais que compõe a equipe de enfermagem.  
  • Por ser um curso de nível médio vinculado à área da saúde, compreende as ações integradas de proteção, prevenção, educação, recuperação e reabilitação referentes ás necessidades individuais e coletivas, visando à promoção da Saúde. - - As ações integradas de saúde são realizadas não só em estabelecimentos específicos de assistência a saúde, tais como postos e centros de saúde, hospitais, laboratórios e consultórios, mas também em domicílios, escolas, creches, centros comunitários, empresas e demais locais de trabalho, visando uma formação generalista, com conhecimentos integrais básicos atendendo às necessidades de saúde loco regional.  
  • O profissional deverá ter conhecimentos sobre a realidade da saúde na qual o papel social é de suma importância para o indivíduo.
  • A organização curricular da Escola se fundamenta nas competências gerais do técnico em Enfermagem, acrescida das competências profissionais específicas por habilitação, em função das demandas individuais, sociais, do mercado, das peculiaridades locais e regionais, da vocação e da capacidade institucional da Escola. 
  • A organização curricular é prerrogativa e responsabilidade da Escola, mas a mesma tem amplas perspectivas de flexibilidade curricular, a qual permite agilidade, atualização e adaptação às mudanças estruturando um Plano de Curso contextualizado com o mercado de trabalho.
  • O Curso Técnico em Enfermagem, Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde está  estruturado em três (3) etapas, perfazendo um total de 1600 horas, com duração de dois (2) anos, sendo 1200 horas de aulas teórico-práticas e 400 horas destinadas ao estágio obrigatório supervisionado, que será realizado ao final do curso, em hospitais, instituições de longa permanência, UBS, e conveniados com a Escola.

  

EtapasComponente CurricularCarga  Horária
   Etapa I Anatomia e Fisiologia  
Microbiologia
Parasitologia
Psicologia Geral
Fundamentos de Informática
Linguagem e Interpretação de Texto
Farmacologia
História da Enfermagem
TOTAL DA ETAPA I 400
    Etapa II   Apoio ao Diagnóstico 
Educação para a Saúde
Proteção e Prevenção
 
TOTAL DA ETAPA II 400
     Etapa III   Recuperação e Reabilitação 
Gestão em Saúde 7
TOTAL DA ETAPA III400
ESTÁGIO SUPERVISIONADOÁreas:Fundamentos400
Saúde coletiva
Médico cirúrgico
Materno infantil
Saúde mental
Carga Horária Total 1600