26/10/2018 16:22:14

FISMA é reconhecida com Selo de Instituição Socialmente Responsável

A Faculdade Integrada de Santa Maria, entre os dias 17 e 22 de setembro, desenvolveu atividades relativas à Semana da Responsabilidade Social.

Nessa semana da Responsabilidade Social foram apresentadas e disponibilizadas à população as ações desenvolvidas pela Faculdade Integrada de Santa Maria-FISMA por meio de seu corpo técnico-administrativo, docentes e acadêmicos dos diversos cursos, mostrando a preocupação da Instituição com a comunidade em que está inserida. Foram mostradas ações voltadas à responsabilidade social, à inclusão social, à cidadania, à educação ambiental, ao desenvolvimento econômico e social, ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial e a comunicação com a sociedade.

O Núcleo Integrado de Sustentabilidade Ambiental (NISA), em parceria com os cursos de graduação, desenvolveu diversas atividades gratuitas nas áreas de saúde e meio ambiente. Foram distribuídos, pelos alunos da FISMA, fôlderes informativos sobre: Diabetes Mellitus, Pressão arterial, Inclusão, Gripe H1N1, conscientização sobre a Violência contra a pessoa idosa, informações sobre Finanças pessoais e informações sobre o Mês de prevenção do suicídio. Outras atividades tiveram como tema central: Envelhecimento, Adolescência, Doenças sexualmente transmissíveis, Bullying, Cyberbullying, arrecadação de alimentos e brinquedos, Sustentabilidade, Meio ambiente, Patrimônio cultural, Amamentação em aldeia indígena, entre outros. Foram expostos painéis e pôsteres sobre as atividades desenvolvidas pelos cursos de graduação, pela Escola Técnica, pelo NISA e pela Comissão Própria de Avaliação da FISMA (CPA), envolvendo as áreas de pesquisa e extensão.

Neste ano, a FISMA contou com a participação e o apoio de algumas instituições: a Prefeitura Municipal de Santa Maria, com as Unidades Básicas de Saúde, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que mostraram ações de responsabilidade social.

A Semana da Responsabilidade Social é um evento de âmbito nacional, proposto pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que motiva instituições de ensino superior brasileiras, em uma só semana, a mostrar suas ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos ao longo do ano.

Toda comunidade foi convidada a participar e prestigiar esse evento voltado à sociedade. Foram cadastradas 49 atividades de responsabilidade social, envolvendo 350 alunos que atenderam uma população de 5.238 pessoas, sempre com a orientação de um ou mais docentes. Estas atividades deram a FISMA o Selo de Instituição Socialmente Responsável para o período de 2018/2019, o qual será comunicado institucionalmente. É válida ressaltar que a FISMA foi também reconhecida com este selo no período 2017/2018.

FISMA é reconhecida com Selo de Instituição Socialmente Responsável