Notícias

Esta página foi visualizada  189  vezes


04/10/2018 17:50:26


Autor: imprensa

Título:
Alunos da FISMA realizam pesquisa sobre intenção de compra para Dia das Crianças

Resumo:
Levantamento realizado por alunos do Curso de Administração ocorreu entre os dias 27 de agosto e 19 de setembro de 2018, com 15 questões focadas nas intenções de compra para o Dia das Crianças.


O Curso de Administração da FISMA, por meio do projeto de pesquisa PRODUTIVIDADE E QUALIDADE, que analisa tendências de consumo em datas comemorativas, realizou um levantamento sobre a intenção de compra para o Dia das Crianças em 2018.

A amostra envolve 510 respondentes, os quais foram entrevistados em 8 locais distintos da cidade, durante o período de 27 de agosto a 19 de setembro de 2018, com 15 questões focadas no propósito da pesquisa. Dos entrevistados, 24,32% tinham entre 20 e 29 anos, e 26,19% possuem mais de 45 anos.

 

Intenção de presentear

Nesta edição da pesquisa, 54,86% dos entrevistados disseram que pretendem comprar presentes para o Dia das Crianças. Este índice mostra uma retração em relação a mesma pesquisa no ano de 2017, na qual 70,05% dos respondentes manifestaram a intenção de comprar. Dentre os respondentes que pretendem adquirir algo para o Dia das Crianças em 2018, 48,32% pretendem investir em brinquedos, enquanto que 29,85% optaram pelo vestuário.

O comércio formal do centro da cidade ainda continua sendo o principal ponto de referência para a maioria dos entrevistados que irão às compras, com 47,5% de intenção, enquanto que os shoppings mantêm a preferência de 21,18% dos entrevistados.

 

Observe o quadro comparativo com os dados obtidos pela pesquisa em 2017 e 2018:

 

 

2018

2017

INTENÇÕES

Sim

Não

Sim

Não

Irá comprar

54,86%

45,14%

70,05

29,95

Brinquedos

48,32%

 

41,75%

 

Vestuários

29,85%

 

34,01%

 

 

 

 

2018

2017

Centro comercial

47,50%

48,81%

Shoppings

21,18%

26,10%

 

Renda e situação financeira em relação ao ano passado

A maioria dos entrevistados (49,37%%) apresenta uma renda que varia entre R$ 954,00 e R$ 1.908,00. Destaca-se também que 38% afirmam que a sua renda diminuiu em relação ao ano anterior; já para 43,25%, a renda permanece a mesma.

Este indicativo reforça a defasagem de intenção de compra revelada na pesquisa de 2017, ao mesmo tempo em que demonstra que a situação financeira piorou.

 

Renda

Comparativo

 

2018

2017

Até 1 salário

11,23%

14,12%

De 1 a 2 salários

49,37%

48,94%

Situação financeira em relação ao ano anterior

Continua igual

43,25%

49,51%

Piorou

38%

27,94%

 

Gastos e formas de pagamento

Entre os respondentes, 71,29% disseram que pretendem gastar de R$ 50,00 a R$ 100,00. Este indicativo apresentou um aumento bastante significativo em relação a pesquisa realizada em 2017, na qual apenas 42,23% dos entrevistados pretendiam gastar nesta faixa de valores.

 

Quanto irá gastar

2018

2017

De R$ 50,00 a R$ 100,00

71,29%%

42,23%

 

Ao realizar a compra, 67% responderam que irão efetuar o pagamento à vista, dos quais 76,24% pretendem pagar em dinheiro. Por outro lado, 33% dos respondentes pretendem parcelar suas compras, sendo o cartão de crédito a opção de parcelamento que contempla 58,93% de preferência.

 

Formas de Pagamento

2018

2017

À vista

67,00%

59,52%

Dinheiro

76,24%

72,47%

Débito em conta

25,93%

26,97%

A Prazo

33,00%

40,48%

Cartão de crédito

58,93%

65,25%

Crediário

23,17%

17,80%

 

Fator determinante

A maioria dos respondentes (48,12%) informou que o fator determinante para a escolha do presente é o desejo da pessoa presenteada, embora 21% tenham afirmado que o perfil da pessoa presenteada também é determinante.



 Alunos da FISMA realizam pesquisa sobre intenção de compra para Dia das Crianças

Alunos da FISMA realizam pesquisa sobre intenção de compra para Dia das Crianças