Notícias

Esta página foi visualizada  151  vezes


03/09/2018 14:24:51


Autor: imprensa

Título:
Setor Pedagógico da FISMA está sob nova coordenação

Resumo:
Professora Marcia Romano Migliore assume o cargo de Coordenadora Pedagógica da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).


O Setor Pedagógico da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) está sob nova coordenação a partir do mês de agosto, quem assumiu o cargo foi a professora Marcia Romano Migliore. O setor tem como objetivo planejar e desenvolver programas de formação permanente com os docentes da Instituição, proporcionando subsídios didáticos e pedagógicos para a reflexão acerca dos diferentes saberes e fazeres pedagógicos.

Marcia é graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia Clínica. É mestranda do curso de Tecnologias Educacionais em Rede no CTISM/UFSM. Possui experiência há mais de 14 anos como Coordenadora Pedagógica e atua como Professora de Sociologia e Ética. Além de realizar palestras em diversas Instituições de Santa Maria e região.

Confira um pouco mais de suas experiências, objetivos e desafios da nova coordenadora.

Quais são os seus objetivos com a coordenação?

— Auxiliar diretamente o corpo docente na sua prática, contribuindo assim para o crescimento da FISMA. Entendo esta função também de três formas:

– Como articuladora, meu papel principal é oferecer condições para que os professores trabalhem coletivamente as propostas curriculares, em função de sua realidade, o que não é fácil, mas possível.

– Como formadora, compete-me oferecer condições ao professor para que se aprofunde em sua área específica e trabalhe bem com ela;

– Como transformadora, cabe-me o compromisso com o questionamento, ou seja, ajudar o professor a ser reflexivo e crítico em sua prática.

Enquanto nova coordenadora do setor e profissional da área, quais as perspectivas e os desafios previstos?

— Os desafios são sempre muitos, mas neste primeiro momento, é sem dúvida, o trabalho junto as coordenações de cursos e professores, tanto da graduação como técnicos, identificando as suas necessidades e com eles buscando soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade.

Para você, qual o papel do coordenador pedagógico para uma Instituição de Ensino?

 — Dentro das diversas atribuições está o ato de acompanhar o trabalho docente, sendo responsável pelo elo, entre os envolvidos na comunidade educacional.

Sendo assim, o papel do coordenador pedagógico torna-se indispensável na IES devido ao seu auxilio na prática pedagógica, na tomada de decisões junto aos professores, e na reflexão desse trabalho pedagógico junto à comunidade acadêmica. Propondo assim, um ambiente de conhecimentos e aprendizagens. De maneira sempre flexível, dando conta desse processo educacional, que articula as relações humanas dentro do ambiente acadêmico.

A FISMA deseja uma ótima gestão para a nova coordenadora pedagógica.



 Marcia Romano Migliore

Marcia Romano Migliore