04/05/2018 11:32:46

FISMA realiza pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães em Santa Maria

Acadêmicos dos cursos de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da FISMA realizam pesquisa sobre a intenção de consumo para o Dia das Mães.

Os cursos de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), através do projeto de Pesquisa – Tendências de Consumo em datas comemorativas – desenvolveram uma consulta de pesquisa para analisar as intenções de compras para o Dia das Mães do ano de 2018.

O projeto é coordenado pelos professores Herton Goerch Caminha e Ana Margarete Ferreira e conta com os alunos do curso de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da Instituição. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Santa Maria-, RS, no período de 5 a 19 de abril de 2018, em 6 bairros diferentes da cidade, entrevistando 830 pessoas.

Com relação a amostra de estudo, obtiveram-se os seguintes resultados:

Gênero

Masculino

Feminino

38,31%

61,69%

Faixa Etária

De 17 a 33 anos

10,36%

61,09%

Acima de 40 anos

16,63%

11,92%

A pesquisa perguntou aos entrevistados se os mesmos têm a intenção de comprar presentes para o dia das mães, o resultado foi o seguinte:

Você vai comprar presentes de dia das mães?

77,47%

22,53%

Ainda de acordo com o estudo, o valor médio do presente pretendido pelo consumidor para o dia das mães foi calculado em R$ 126,5, conforme 65,32% dos entrevistados. Já o valor médio total das compras, incluindo quem pretende comprar mais de um presente, ficou em R$ 325,00.

Entre os produtos a serem comprados, tem-se destaque para: vestuário, perfumes e cosméticos, e calçados, respectivamente.

Qual tipo de presente

Vestuários

30,48%

Perfumes/Cosméticos

20,84%

Calçados

15,09%

66,41%

Destaca-se, por fim, que o comércio varejista formal do centro é a opção mais procurada para a realização das compras, conforme 50,23% dos entrevistados, os quais pretendem adquirir suas compras neste local. Por outro lado, 26,59% ainda preferem o comércio dos shoppings.

Professores e alunos que participaram desta pesquisa.