Objetivos

Objetivo Geral

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo formar profissionais, capazes de exercer atividades de gestão e operações na área comercial em diferentes segmentos, com foco no desempenho e na melhoria dos resultados, mantendo uma visão crítica, inovadora e empreendedora.

Objetivos Específicos

 

Os objetivos específicos para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade Integrada de Santa Maria foram elaborados com base nos cinco módulos que reúnem as áreas de conhecimento relacionadas à: Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing, Gestão de Operações, Gestão Financeira e Gestão do Varejo. Atendendo o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia (Resolução 3 CNE/CP/2002) e pelo Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (MEC/SETEC/2016) os objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial são:

a) Verificar e analisar novas oportunidades de negócios, compreendendo o processo de desenvolvimento das negociações e seu stakeholder;

b) Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para o gerenciamento e tomada de decisões frente às questões de planejamento e controle das possibilidades e problemáticas no cenário econômico, financeiro e tributário;

c) Gerenciar negócios, principais ações, ferramentas e pesquisa de marketing e serviços, bem como relacionamento e negociação com clientes e fornecedores;

d) Aplicar novas ferramentas organizacionais e tecnologias para otimização de processos e resultados estratégicos em operações de gestão da área comercial;

e) Diagnosticar demandas e oportunidades de negócio, necessidades dos consumidores e principais ações dos concorrentes;

f) Desenvolver conhecimento técnico e tático focado no planejamento estratégico e na de gestão de marketing para ações para melhoria no processo de vendas e atuação no comércio varejista;

g) Calcular preço de venda e de custo, considerando os dispositivos legais e tributários ligados ao mercado varejista, clientes e concorrentes.

h) Analisar o mercado e a gestão da empresa através de demonstrativos financeiros, utilizando como base software e programas específicos para organizações varejistas;

i) Desenvolver um Projeto Integrador, expondo sua visão crítica sobre resultados alcançados em pesquisa, para aplicação prática em seu dia a dia, com objetivo de promover mudanças organizacionais;

k) Atuar de forma proativa nas relações interpessoais, no comportamento humano e comunicacional, possuindo a capacidade para trabalhar e aplicar técnicas de gerenciamento de pessoas e equipes;

l) Realizar avaliação organizacional, fornecendo com segurança, diagnósticos da situação atual da empresa, vistoria e emissão de parecer técnico de forma crítica e construtiva.