APRESENTAÇÃO

 

A Faculdade Integrada de Santa Maria-FISMA, a partir da Portaria SESu/MEC n° 1.563, de 12 de novembro de 2009, passou a ter como Mantenedora a Faculdade Integrada de Santa Maria Ltda, CGC/MF 01.763.991/0001-27, localizada na rua José do Patrocínio, número 26, bairro Centro, CEP 97010-260, Santa Maria/RS.

O Curso de Enfermagem da FISMA teve seu primeiro Projeto Pedagógico implantado no 1º semestre de 2009 pela mantenedora que antecedeu a Faculdade Integrada de Santa Maria Ltda. Após, foram implantados novos Projetos Pedagógicos para atender ao que dispõe a Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001, que institui as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem. O Projeto Pedagógico atual passou a vigorar a partir do primeiro semestre letivo de 2017, com uma duração mínima de 4.000 horas-relógio e/ou 4.969 horas-aula, distribuídas em dez semestres, equivalentes a cinco anos.

O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da FISMA efetiva-se mediante a inserção do aluno em cenários que favoreçam a sua relação com a realidade da saúde local e regional, a partir das demandas de indivíduos, coletividades e instituições de saúde, considerando as atividades práticas, propiciando a relação teoria-prática.

O Curso visa à formação profissional como Enfermeiro generalista com perfil empreendedor, crítico e reflexivo, capaz de atuar com competência técnico-científica e sócio-política, com foco no cuidado humano, sob a ótica da integralidade e do ecossistema, nos diferentes contextos sociais e de saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). O corpo docente das disciplinas da área básica e profissionalizante do Curso é formado por profissionais com titulação de Mestre e/ou Doutor na área da saúde e afins. Além, de enfermeiros supervisores, que atuam nos cenários de prática com experiência na área.

Para esse profissional, há inúmeras possibilidades de trabalho na área da saúde e do cuidado humano. Entre estas, destacam-se as Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família, instituições hospitalares e ambulatoriais, centros de reabilitação, serviços de atendimento domiciliar, creches, escolas, instituições de longa permanência para idosos, instituições de ensino e pesquisa, indústrias, empresas, entre outros.

Em função da necessidade individual de cada aluno, a FISMA oferece a alternativa do curso ser no turno da manhã, com atividades práticas e estágios à tarde; ou no período noturno, com atividades práticas e estágios pela manhã. A partir do primeiro semestre, os alunos experienciam atividades e vivências em serviços de saúde, com a supervisão de professores do Curso. A infraestrutura da instituição inclui Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, Laboratório de Enfermagem, Clínica integrada de Psicologia e Enfermagem com atendimento à comunidade, nos quais os alunos exercitam suas habilidades, acompanhados por um enfermeiro supervisor e/ou professor da disciplina.

A FISMA dispõe de convênios para estágios em outras instituições de saúde nos últimos semestres do curso, conforme o interesse do aluno. A proposta pedagógica disponibiliza constantemente oportunidades para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos. Para isso, contamos com:

·         Núcleo de Práticas e Estágios FISMA, o qual oferece a possibilidade de entrada no mercado de trabalho.

·         Participação em projetos de iniciação cientíica e extensão.

·         Monitorias acadêmicas em disciplinas ao longo do curso.

·         Atividades de extensão e ações comunitárias oferecendo uma série de eventos e cursos que podem ser validadas como atividades complementares.

·         Clínica Integrada de atendimento de Psicologia e Enfermagem para comunidade, localizada no Prédio Wilson Aita.