Objetivos

Objetivo Geral

O curso de Administração – Bacharelado da Faculdade Integrada de Santa Maria objetiva formar um Administrador com visão estratégica, capaz de promover o diagnóstico e a implementação de melhorias contínuas e inovações sustentáveis no ambiente organizacional. Este profissional deverá ser capaz de balizar as suas ações pelos valores humanísticos, éticos, de cidadania e de responsabilidade social.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos para o curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Integrada de Santa Maria destinam-se a habilitar os acadêmicos para:

• Conduzir-se pelas normas que regem o exercício profissional do Administrador, conforme estabelecidas pelo CFA;

• Realizar o levantamento e a interpretação de dados e informações dos ambientes internos e externos das organizações, interpretando-os criticamente com base nos saberes das diferentes áreas gerenciais;

• Reconhecer as problemáticas gerenciais pertinentes às organizações modernas, considerando-as sob um enfoque sistêmico e estratégico, em um cenário complexo, sujeito às rápidas mudanças e sob a exigência de diferentes partes interessadas;

• Reconhecer as especificidades da cultura organizacional presentes nas organizações, suas características humanas e técnicas, bem como a inserção social desta organização;

• Planejar e propor melhorias, bem como soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas organizacionais;

• Atuar proativamente frente às questões gerenciais e organizacionais, tomando decisões éticas em ambientes de risco e incerteza;

• Implementar e liderar os processos de mudanças nas organizações, exercitando a transparência e as habilidades interpessoais no trato com os membros da equipe;

• Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

• Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

• Desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle;

• Desenvolver a iniciativa, a responsabilidade e a autodisciplina frente aos desafios pessoais da atividade gerencial;

• Exercitar a criatividade individual e as habilidades de trabalho criativo em equipe nos diferentes contextos organizacionais e sociais;

• Desenvolver a capacidade de aprendizado contínuo, o compromisso com a educação continuada e a atualização permanente;

• Demonstrar flexibilidade e a abertura cultural para considerar novos pontos de vista originados de diferentes áreas do saber, inferindo suas aplicações e implicações para a Administração;

• Estabelecer compromissos conscientes e realísticos com a gestão com qualidade e a melhoria contínua em todas as dimensões gerenciais;

• Promover a melhoria das condições de trabalho, a educação continuada dos funcionários, e o desenvolvimento de relações de trabalho capazes de agregar valor para todas as partes interessadas;

• Formar um espírito competitivo saudável, balizado pela ética, pela responsabilidade social e pelos valores humanos;

• Estimular a iniciativa empreendedora, bem como os valores humanos e conhecimentos técnicos pertinentes;

• Desenvolver o senso de responsabilidade social, de promoção humana, de sustentabilidade ambiental, integrando-os como princípios intrínsecos na sua forma de atuação profissional;

• Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;

• Construir uma perspectiva multidisciplinar ampla, flexível e coerente da Administração;

• Desenvolver capacidade para iniciar, planejar, executar, controlar e encerrar projetos em organizações de diferentes setores de atividade;

• Reconhecer os grandes desafios globais da atualidade, sobretudo os relativos à responsabilidade social, à ética, ao equilíbrio ambiental, ao desenvolvimento econômico, a compreensão intercultural e a paz, buscando contribuir localmente, mediante a sua atuação profissional, para a busca de soluções para aqueles desafios;

• Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.